A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

Carros híbridos flex plugin da BYD serão fabricados no Brasil

A fabricante chinesa BYD anunciou que começará a produzir no Brasil carros híbridos flex plugin, que funcionam com etanol e possuem baterias recarregáveis na tomada. A produção, que terá início em 2025, será realizada na fábrica de Camaçari, na Bahia, adquirida da Ford em 2023.

O modelo será o primeiro da montadora a combinar eletricidade, gasolina e etanol, com motor desenvolvido por engenheiros brasileiros e chineses. A novidade visa atender às particularidades do mercado brasileiro, que é um dos maiores consumidores de etanol, um combustível sustentável.

A planta de Camaçari será a maior unidade de produção da BYD fora da China. Inicialmente, a empresa montará os carros com kits importados, mas a fabricação local de partes deve começar no próximo ano. A previsão é que, no primeiro ano de operação, a fábrica produza 150 mil veículos, com expectativa de dobrar a produção até 2026.

A BYD também anunciou a criação de 10 mil vagas de emprego entre janeiro e agosto de 2025. O complexo gerará cerca de 20 mil postos de trabalho diretos e indiretos. Além disso, a empresa está investindo em um centro de pesquisa em tecnologia automotiva na Bahia, reforçando seu compromisso com a inovação local.

A chegada da montadora é vista como um marco para a economia baiana, especialmente após o fechamento da fábrica da Ford em 2021. A BYD promete fortalecer o Brasil como polo de produção e inovação em veículos elétricos, destacando-se no cenário global da mobilidade sustentável.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.