Cartão de crédito deixará de ser usado no Brasil
Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central do Brasil, sacudiu o mercado financeiro brasileiro em um anúncio surpreendente. Segundo Campos Neto, o fim do cartão de crédito é praticamente iminente, essa foi a sua fala durante participação no painel “Brazil’s Payments Revolution – A Model for the World”, onde falou sobre a nova moeda digital brasileira, o Drex.
O cartão de crédito é utilizado por toda a sociedade brasileira moderna, e facilita transações cotidianas de milhões de brasileiros. No entanto, para o presidente do Banco Central, o destino desses cartões é o esquecimento.
Essa fala vem pelo avanço tecnológico que o Drex deve trazer para a sociedade, que promete redesenhar radicalmente a paisagem de pagamentos no Brasil.
Novas moedas digitais
Assim como o Pix revolucionou a forma de realizar transações financeiras, a chegada dessa moeda digital, o Drex, sinaliza uma mudança ainda maior.
A promessa é de que as transações financeiras ficarão mais seguras e eficientes através dos ativos digitais e contratos inteligentes que oferecem um vislumbre para o futuro das finanças.
Ainda, o dinheiro físico também sofrerá impacto com o uso do Drex. À media que cada vez menos pessoas utilizam o dinheiro em papel, a ascensão do real digital parece inevitável.
O que é Drex?
De acordo com informações do Banco Central, a Drex é uma moeda digital que equipara-se ao valor do real atualmente em circulação.
Contudo, sua verdadeira inovação reside na capacidade de facilitar uma ampla gama de transações financeiras seguras, apoiadas por ativos digitais e contratos inteligentes.