A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

Cartão de Crédito derrota PIX e segue liderando como mais usado no Brasil

O cartão de crédito consolida-se como o meio de pagamento preferido dos brasileiros, segundo a recente Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos Domicílios Brasileiros, conduzida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic).

Com a conveniência do parcelamento e a flexibilidade para pagamentos à vista, o cartão de crédito se destaca como uma opção versátil, sendo amplamente adotado pelos consumidores.

O estudo revela que essa preferência transcende as diferentes classes sociais, consolidando o cartão como líder entre todas elas.

Cartão de crédito para compras online

Ao analisar as compras online, especialmente no crescente cenário do e-commerce, a pesquisa destaca que o cartão de crédito é o método de pagamento mais utilizado, representando 83% para a Classe A, 78% para a Classe B, 72% para a Classe C e 62% para a Classe DE. Em média, 73% de todas as transações online são efetuadas por meio do cartão de crédito.

Contudo, o estudo também avalia outras formas de pagamento online, como Pix, boleto bancário, transferência e débito. O Pix, por exemplo, ganha espaço significativo, sendo utilizado por 66% dos usuários no geral, com destaque para a Classe A (73%) e menor adesão na Classe DE (60%).

Outros meios de pagamento

O boleto bancário mantém sua relevância, representando 43% das transações online, com variações nas diferentes classes sociais. Já o débito online e a transferência bancária alcançam um total de 36%, apresentando uma diferença considerável entre as classes sociais, com 47% para a Classe A, 37% para as Classes B e C, e 26% para a Classe DE.

Em suma, os resultados revelam que o cartão de crédito se destaca de maneira expressiva em comparação com outras opções de pagamento online, apresentando uma preferência notável em todas as classes sociais. A menor diferença é observada em relação ao Pix, indicando a consolidação desse método como uma alternativa cada vez mais popular.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.