Cidades brasileiras com mais qualidade de vida para se viver; Veja onde ficam
O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), em colaboração com a Fundación Avina, Amazônia 2030, Anattá Pesquisa e Desenvolvimento, Centro de Empreendedorismo da Amazônia e Social Progress Imperative, lançou nesta semana o inaugural Índice de Progresso Social do Brasil (IPS Brasil). Este relatório avalia a qualidade de vida nos 5,57 mil municípios brasileiros, além das 26 unidades federativas e o Distrito Federal.
O estudo revelou que São Paulo se destaca, com oito das dez melhores cidades para se viver localizadas no interior do estado. Gavião Peixoto, uma pequena cidade com menos de 5 mil habitantes, lidera o ranking, seguida por Brasília e São Carlos.
Em contraste, as cidades da Amazônia figuram entre as piores classificações, com Uiramatã, em Roraima, obtendo a menor pontuação.
Como é feito o IPS Brasil?
O IPS Brasil foi construído com base em 52 indicadores de órgãos como DataSUS, Conselho Nacional de Justiça, Mapbiomas, Anatel e CadÚnico, divididos em três dimensões principais: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos para o Bem-estar e Oportunidades. Esses indicadores foram agrupados em quatro componentes para calcular a média final.
O índice, publicado globalmente desde 2014 e aplicado em diversos países como México e Índia, agora se torna uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento social e ambiental no Brasil. Com uma população de 203 milhões de habitantes, o Brasil é o quinto maior país do mundo, e a atualização anual do IPS Brasil permitirá uma avaliação contínua das políticas públicas e da gestão municipal.