Como aposentados do INSS devem se cadastrar no Voa Brasil?
O programa Voa Brasil, que permite a aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) adquirir passagens aéreas por apenas R$ 200 o trecho, já está em operação. Segundo o governo, cerca de 23 milhões de pessoas podem se beneficiar dessa iniciativa, que busca democratizar o acesso ao transporte aéreo.
O Governo Federal anuncia novidades para os aposentados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Com o programa Voa Brasil, os cidadãos de melhor idade já podem adquirir passagens aéreas por apenas R$ 200 o trecho. Segundo o governo, cerca de 23 milhões de pessoas podem se beneficiar dessa iniciativa, que visa democratizar o acesso ao transporte aéreo.
Para participar, é necessário que o aposentado do INSS não tenha viajado de avião nos últimos 12 meses. Inicialmente, milhões de passagens foram disponibilizadas para compra, através do site oficial do programa.
Como adquirir as passagens?
Se você quer acessar a plataforma do Voa Brasil, é necessário ter uma conta Gov.br com nível de segurança prata ou ouro. É necessário atualizar os dados e documentos para garantir esse nível de segurança.
Assim que sua conta estiver atualizada, basta acessar o site do Voa Brasil, selecionar as datas e destinos desejados, e seguir as instruções para a compra das passagens.
Vale ressaltar que a oferta de assentos é responsabilidade das companhias aéreas, que vão liberar passagens com preços reduzidos quando houver tendência de sobra de assentos, especialmente na baixa temporada. Além disso, caso a cota inicial de passagens disponibilizadas for esgotada, o governo terá que negociar novas disponibilidades com as companhias.
Por fim, com o Voa Brasil em fase inicial, o público-alvo do programa inclui apenas aposentados do INSS, porém há planos para expandir o benefício a pensionistas e alunos do Programa Universidade para Todos (Prouni), a partir de 2025, afirmou o ministro Silvio Costa Filho.