A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

Como faço para receber o dinheiro de um cheque?

O uso de catões de crédito tem aumentado nos últimos anos. Se formos considerar essa, sem dúvidas, é uma das formas de pagamento mais usada no mundo, já substituindo majoritariamente a maioria dos outros meios de pagamentos.

Por esse motivo, o uso de cheques tem diminuído drasticamente. Contudo, ainda existem muitas pessoas que usam os talões de cheque para realizar seus pagamentos. Um dos motivos para a diminuição do uso dos talões de cheques se dá a primeiramente a praticidade do cartão de crédito.

Dicas para o Saque de Cheques

Para quem ainda recorre ao cheque ou pretende passar a utilizar, precisa entender os passos fundamentais para ter uma transação tranquila e segura.

O primeiro passo de todos é encontrar um caixa na agência bancária indicada no próprio cheque. Nesse caso, é necessário um documento de identificação válido com foto, como carteira de identidade ou carteira de motorista. Essa é etapa é fundamental para a verificação da identidade e a prevenção de atividades suspeitas.

Depois, caso o cheque tenha um beneficiário nominal, apenas essa pessoa está autorizada a efetuar o saque. Caso deseje transferir, o beneficiário pode endossar o cheque, escrevendo o nome da pessoa que receberá os recursos e assinando na parte de trás do cheque.

Em muitos casos o cliente não sabe o valor máximo, nesse caso precisa ficar atento ao valor para não ter problemas maiores. Se o valor do cheque exceder R$ 5 mil, é necessário realizar uma reserva antecipada. Para isso, basta ligar para a agência bancária por meio de telefone e solicitar a reserva do valor desejado. Essa medida visa agilizar o atendimento e garantir a disponibilidade dos recursos.

Outro ponto fundamental, os cheques cruzados não podem ser sacados diretamente no guichê. Desse modo, os cheques devem ser depositados em uma conta bancária para fins de compensação. O cruzamento do cheque, visa aprimorar a segurança nas transações.

Atenção quando se trata de transações financeiras nunca é demais. Por isso, antes de se dirigir à agência para o saque, é recomendável confirmar o número de telefone e o endereço da agência bancária. Essa verificação atentada ajuda a garantir informações precisas e atualizadas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.