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Como funciona a visita do Cadastro Único?

O Cadastro Único para Programas Sociais, também conhecido como CadÚnico, é uma ferramenta utilizada pelo Governo Federal para identificar famílias de baixa renda em todo o Brasil. O CadÚnico, hoje, é um banco de informação mais importante que reúne informações socioeconômicas das famílias que vivem em situação de vulnerabilidade, por meio dele é possível ter acesso a diversos programas sociais e benefícios do governo.

O município promove visitas domiciliares às famílias de baixa renda periodicamente para efetuar o cadastramento. Então, para ter acesso aos benefícios e programas sociais, antes de tudo, é preciso que a família faça o cadastramento. Para que família seja cadastrada e tenha acesso ao benefício, é preciso ter uma pessoa responsável pela família, ou seja, um titular para responder às perguntas do cadastro. Essa pessoa em questão deve fazer parte do núcleo familiar, morar na mesma residência e ter pelo menos 16 anos.

Outro ponto importante é preciso ter em mãos o CPF ou Título de Eleitor. Com exceção no caso de responsável por famílias indígenas e quilombolas, pode ser apresentado qualquer um dos documentos abaixo. Não precisa ser o CPF ou o Título de Eleitor. Além disso, é preciso levar no ato do cadastramento um comprovante de endereço, que poder tanto uma conta de luz ou de água. Ressalta-se que não é obrigatório levar, mas ajuda no preenchimento do endereço.

Após o cadastramento, é importante manter os dados atualizados. Nesse caso, sempre que houver mudança, é preciso procurar o centro de cadastramento mais próximo, ou seja, o CRAS, para atualizar os dados da família.

Documentos Necessários

Apresentar pelo menos um documento de todas as pessoas da família:

  • Certidão de Nascimento;
  • – Certidão de Casamento;
  • – CPF;
  • Carteira de Identidade (RG);
  • – Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI);
  • – Carteira de Trabalho; ou
  • – Título de Eleitor.
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