A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

Como Funciona o Golpe da Maquininha de Cartão?

Criminosos têm utilizado maquininhas de cartão com fio para invadir sistemas bancários, os principais alvos são consumidores em shoppings e postos de gasolina. O golpe, que começa com a visita de falsos representantes técnicos, em que os golpistas fazem a instalação de programas maliciosos nos computadores das lojas. E assim acontece o roubo de dados durante transações por aproximação.

Os criminosos agem de forma meticulosa, iniciando o processo muito antes da efetiva transação. As lojas menores, com menos recursos para investir em segurança virtual, tornam-se alvos mais propícios para esse tipo de ataque.

Os criminosos não instalam o programa malicioso diretamente nas maquininhas com fio, mas nos computadores das lojas. Durante uma compra por aproximação, o consumidor é surpreendido por uma mensagem de erro que solicita a inserção do cartão. É nesse momento que o vírus previamente instalado cria uma conexão falsa, enviando os dados do cartão diretamente para os criminosos.

As compras duplicadas tornam-se um claro indicador desse golpe. É recomendado que os consumidores estejam atentos e ajam rapidamente caso identifiquem qualquer compra indevida ou suspeita. E notificar imediatamente a operadora do cartão para minimizar os danos.

Já para os lojistas, a orientação é dupla: cautela ao receber técnicos e investimento em medidas de segurança. A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços destaca a importância de investir em proteção para evitar tais ataques cibernéticos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.