Compra suspeita de ‘fraude’? Entenda o que pode ter acontecido
As transações financeiras online se tornaram essenciais em nossas vidas, mas também levaram a um aumento significativo de 65% nos casos de estelionato eletrônico no Brasil no último ano, ultrapassando 200 mil registros, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
Isso levou as empresas a investirem ainda mais em segurança eletrônica para se protegerem contra fraudes. No entanto, essa crescente segurança muitas vezes resulta em consumidores honestos sendo erroneamente bloqueados em verificações de pagamento devido à suspeita de fraude.
Malha fina dos pagamentos
De acordo com um levantamento realizado pela Horus Group, uma empresa especializada em análise de risco de fraude, apenas 30% dos casos analisados foram confirmados como golpes genuínos.
“Esse é um problema recorrente em compras online”, pontua Eduardo Daghum, CEO e fundador da Horus Group, que ressalta que a malha fina dos pagamentos opera como um mecanismo de segurança, analisando transação para detectar padrões incomuns ou comportamentos anormais.
“Um dos principais fatores que desencadeiam essa análise é o abismo entre o histórico de compras normal de um indivíduo e a transação em questão. Transações que fogem do padrão, seja em termos de valores, frequência ou natureza, podem acender o alerta vermelho”, ressalta o executivo.
Assim, a malha fina considera suspeitos elementos como transações em locais distantes do costume, várias transações rápidas e compras de alto valor em circunstâncias atípicas.
Atividade suspeita
Como exemplo, uma viagem fictícia pode ser uma situação em que compras podem ser submetidas a análise.
Segundo Eduardo Daghum, CEO e fundador da Horus Group, “Por exemplo, uma pessoa que normalmente compra produtos de baixo custo em sua cidade, de repente, efetua uma compra de alto valor em um país estrangeiro, em uma viagem, é uma situação que pode levantar suspeitas quanto à legitimidade da transação”, explica ele.
Para evitar ser incluído na malha fina de pagamentos, o que pode causar bloqueios em compras e a indisponibilidade do cartão, é aconselhável que os consumidores informem seus bancos sobre viagens planejadas, compras atípicas e alterações em seus padrões de gastos que resultem em despesas mais elevadas.