Comunicado geral para mulheres que querem se aposentar em 2024
As mulheres precisam ficar atentas ao novo aviso divulgado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A idade mínima para se aposentar passará por mudanças significativas, essas alterações fazem parte da Reforma Previdenciária, aprovada em 2019, e que entrarão em vigor no próximo ano, causando impacto na vida de muitas trabalhadoras brasileiras.
Uma das principais mudanças é a possibilidade de ter o recebimento dos benefícios antecipados. Essa mudança é direcionada para as mulheres próximas de cumprir os requisitos de tempo de contribuição. Ainda, mulheres que tenham contribuído por pelo menos 30 anos, poderão solicitar a aposentadoria sem a exigência de idade mínima.
Uma nova regra de aposentadoria
A Fórmula 86/96 substitui o Fator Previdenciário. Essa fórmula calcula a pontuação necessária para a aposentadoria, que combina a idade da beneficiária com o tempo de contribuição. Desse modo, para ser qualificada, as mulheres precisam alcançar pelo menos 86 pontos, resultantes da soma da idade com o tempo de contribuição.
Para se aposentar conforme as novas regras, as trabalhadoras devem:
- Ter carteira assinada: A maioria das novas regras se aplica apenas às trabalhadoras com carteira assinada.
- Cumprir os requisitos: Cada tipo de aposentadoria possui critérios específicos de idade, tempo de contribuição e outros requisitos.
- Reunir a documentação: Documentos como RG, CPF, carteira de trabalho, extrato do FGTS e comprovantes de contribuição são necessários.
- Solicitar a aposentadoria: O pedido pode ser feito presencialmente nas agências do INSS ou online, pelo site ou aplicativo “Meu INSS”.