A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

Comunicado geral para todos os membros que recebem Bolsa Família

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) emitiu um alerta para todos os beneficiários do Bolsa Família sobre um golpe que está sendo aplicado desde o dia 22 de agosto. Famílias têm relatado o recebimento de mensagens SMS contendo links maliciosos, projetados para roubar informações e acessar indevidamente as contas bancárias dos usuários.

Ao clicar nesses links, os dados pessoais dos beneficiários ficam vulneráveis, permitindo que criminosos acessem as contas onde são depositados os benefícios do Bolsa Família, principalmente pelo aplicativo Caixa TEM. Isso pode resultar na retirada indevida dos valores disponíveis.

O MDS esclarece que o Programa Bolsa Família não envia SMS com links para outros sites. As comunicações oficiais com as famílias são feitas apenas por mensagens nos extratos bancários e pelo aplicativo do programa. Caso estratégias adicionais, como SMS ou WhatsApp, sejam utilizadas, o MDS sempre informa antecipadamente os estados e municípios por canais oficiais. O Programa também não realiza ligações telefônicas de qualquer tipo.

As famílias que foram afetadas pelo golpe devem procurar uma agência da Caixa Econômica Federal para contestar a transferência bancária. Essa contestação também pode ser feita pelo aplicativo Caixa TEM. Além disso, recomenda-se registrar um Boletim de Ocorrência.

A Caixa Econômica Federal está acompanhando a situação, mapeando o número de ocorrências e orientando sua rede bancária para oferecer o devido suporte às famílias. Medidas estão sendo tomadas para reforçar a segurança do aplicativo Caixa TEM.

O MDS também reforçará em seus canais de comunicação as orientações necessárias para garantir que as famílias estejam informadas e protegidas contra esse tipo de golpe.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.