Comunicado para todos os brasileiros que recebem o Bolsa Família
O Programa Bolsa Família, essencial para milhares de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica no Brasil, emitiu um alerta importante sobre tentativas de golpes envolvendo os beneficiários. A iniciativa do governo federal visa proporcionar apoio financeiro para garantir acesso a direitos básicos como saúde e educação, mas a crescente preocupação com fraudes exige atenção redobrada.
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) orienta os beneficiários sobre como proceder em caso de transações indevidas. As três opções para contestação são:
- Comparecer pessoalmente a uma agência da Caixa Econômica Federal com CPF e documento de identificação.
- Utilizar o aplicativo Caixa TEM, disponível para contestar transações em até 10 dias úteis.
- Contatar o SAC Caixa pelo telefone 0800 726 0101, opção 6, para registrar a ocorrência.
Além disso, o MDS recomenda que, caso haja suspeita de invasão de dados, um boletim de ocorrência seja registrado, seja presencialmente ou online.
Para prevenir fraudes, o Ministério esclarece que não envia links ou mensagens aos beneficiários. A comunicação oficial ocorre por meio do aplicativo do programa e extratos bancários. O MDS também alerta que não realiza contatos telefônicos para tratar de transações ou questões pessoais.
A segurança das informações pessoais deve ser uma prioridade. O MDS recomenda atenção a mensagens suspeitas e contatos não autorizados. Em caso de dúvidas, os beneficiários podem buscar informações pela Central de Relacionamento do MDS, ligando para o número 121.
O MDS reafirma seu compromisso com a proteção dos dados e o apoio às famílias em situação de vulnerabilidade.