Concurso Nacional Unificado tem novidades: Sobe o número de cidades participantes
Conhecido popularmente como “Enem dos Concursos”, o Concurso Nacional Unificado tem um aumento no número de cidades, que foi divulgado na última quinta-feira (4). Ao todo, serão 228 municípios, o anuncio veio do Governo Federal.
A novidade inclui a adição de oito novas cidades, todas localizadas no entorno do Distrito Federal. Esta região, além de ser uma das mais estratégicas do país, é também a Unidade da Federação que apresenta o maior número de inscritos no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), contabilizando impressionantes 220 mil candidatos. Esse número surpreende ao ultrapassar até mesmo cidades mais populosas como Rio de Janeiro e São Paulo.
Confira as cidades que foram adicionadas
As cidades acrescentadas à lista de locais de aplicação das provas são: Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto, Planaltina e Valparaíso de Goiás.
Para garantir que os candidatos realizem o exame em sua cidade de preferência, será levado em consideração o CEP indicado no momento da inscrição.
Mais informações sobre a prova
As provas objetivas e discursivas estão agendadas para o dia 5 de maio de 2024, nos turnos da manhã e tarde, e serão aplicadas pela renomada Fundação Cesgranrio.
Além disso, para algumas carreiras, o processo seletivo envolverá etapas adicionais, como análise de títulos, com envio dos documentos comprobatórios entre os dias 29 de junho e 1º de julho, e curso de formação, cujas datas serão oportunamente informadas.
Divulgação das notas
A divulgação das notas da primeira fase está programada para o dia 3 de junho, enquanto os resultados finais serão anunciados em 30 de julho. Os candidatos aprovados iniciarão a ser convocados a partir de 5 de agosto.
Para garantir a realização do certame, uma integração com importantes entidades como a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Força Nacional (FN) e Secretarias de Segurança Pública Estaduais, foi feita.
Essa é uma medida tomada para a segurança e transparência na realização das provas, por todos os candidatos.