Confirmado na hora do jantar: Pagamento da restituição do IR
Informações divulgadas nessa quarta-feira (3), pela Receita Federal, mostram que até às 17h do dia anterior, mais de 10 milhões de declarações do Imposto de Renda foram entregues, o que corresponde a 23,85% das 43 milhões de declaração que devem receber neste ano.
O prazo para a declaração do IR segue até o dia 31 de maio. Segundo a própria Receita Federal, o aumento do período aconteceu para que todos os contribuintes pudessem ter acesso à declaração pré-preenchida.
Além disso, ainda segundo os dados, 81,1% deverão ter direito à restituição, enquanto 10,8% terão que pagar o Imposto de Renda e apenas 8,1% não tem imposto para pagar e nem para receber.
Cerca de 43% dos contribuintes estão optando pela declaração pré-preenchida no site da Receita Federal, e outros utilizam um programa de computador ou preferem utilizar o aplicativo da Receita Federal.
Restituição do Imposto de Renda
Muitos estão ansiosos para saber se receberão a restituição do Imposto de Renda. A Receita Federal afirma seu compromisso de prioridade de restituição para os públicos a seguir:
- Idosos com 80 anos ou mais;
- Idosos com 60 anos ou mais;
- Pessoas com deficiência física ou mental ou moléstias graves;
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- Contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber a restituição por Pix.
Por fim, a restituição do imposto já tem data marcada para pagamento aos brasileiros:
- 1º lote: 31 de maio;
- 2º lote: 26 de junho;
- 3º lote: 31 de julho;
- 4º lote: 30 de agosto;
- 5º lote: 30 de setembro.