A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

Crédito consignado através da Carteira de Trabalho, já pode ser solicitado pelo celular

A partir deste mês, trabalhadores do setor privado têm acesso facilitado ao crédito consignado através da Carteira de Trabalho Digital. A medida aprovada pelo Conselho Curador do FGTS permite que os empregados contratem empréstimos diretamente pelo celular, sem a necessidade de convênios prévios entre empresas e bancos.

Criado em 2003, durante o primeiro mandato do presidente Lula, o crédito consignado é caracterizado pelo desconto automático das parcelas na folha de pagamento, o que reduz os riscos de inadimplência. Até agora, a contratação dependia de acordos específicos entre as empresas e instituições financeiras.

A implementação da nova medida depende da alteração da legislação vigente, que atualmente restringe a contratação do crédito consignado apenas às empresas que têm convênio pré-acordado com bancos. O governo já está em processo de ajuste para que todos os trabalhadores possam usufruir do benefício, visando especialmente os de baixa renda, estimados em cerca de 37 milhões.

A Carteira de Trabalho Digital, disponível desde 2019, substitui a versão física e facilita o acesso às informações trabalhistas por meio de aplicativo para Android e iPhone, além do portal web do Governo Federal. Com ela, os trabalhadores poderão simular e contratar empréstimos consignados de forma simples e segura.

A medida não apenas simplifica o acesso ao crédito, mas também promete reduzir os juros, aumentando a concorrência entre os bancos e melhorando as condições financeiras dos trabalhadores do setor privado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.