A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

Cursos gratuitos de qualificação para jovens são disponibilizados pelo Governo Federal

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) anunciou a oferta de cursos gratuitos de qualificação voltados para jovens de diversas regiões do Brasil. O programa, que integra o Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional (PMQ), pretende beneficiar 15 mil jovens com formação especializada, visando facilitar a inserção no mercado de trabalho.

Em um evento realizado na última segunda-feira, 9 de setembro, o MTE formalizou parcerias com 20 organizações da sociedade civil. A iniciativa contará com um investimento de R$ 24 milhões provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). A verba será distribuída para apoiar as organizações na oferta dos cursos.

Segundo Magno Lavigne, secretário de Qualificação, Emprego e Renda do MTE, após um intervalo de 12 anos, o Ministério retoma parcerias com as Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Os cursos serão estruturados em três frentes: colaboração com universidades e institutos federais, parcerias com estados com ações de qualificação já existentes, e cooperação com as OSCs.

Cada organização parceira receberá R$ 1,2 milhão para disponibilizar 750 vagas. Os cursos terão uma carga horária total de 100 horas, divididas em 40 horas de conhecimentos básicos e 60 horas dedicadas a áreas específicas como construção civil, alimentação, estética, cuidados e administração.

O objetivo é fornecer aos jovens uma base sólida para a entrada no mercado de trabalho, ao mesmo tempo incentivando a continuidade dos estudos. O programa foca em grupos com dificuldade de inserção no mercado, incluindo jovens, mulheres, negros, idosos, povos e comunidades tradicionais, e pessoas LGBTQIAPN+.

A nova iniciativa busca promover a qualificação profissional e ajudar os jovens a desenvolverem suas habilidades e competências, contribuindo para um futuro mais promissor no mercado de trabalho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.