Data para o pagamento dos lucros do FGTS em 2024
Todos os anos, há uma expectativa palpável em torno da data em que os lucros do FGTS serão repassados aos trabalhadores. Este ano não é exceção. Com a reunião do Conselho Curador do Fundo de Garantia marcada para julho, as atenções se voltam para a definição da porcentagem a ser distribuída e para a posterior divulgação do calendário de pagamento. Os rendimentos de 2023 são os responsáveis pelos lucros que serão creditados aos trabalhadores em 2024, garantindo que aqueles que mantiveram saldo em suas contas até dezembro do ano anterior sejam contemplados.
Em 2023, o pagamento dos lucros do FGTS ocorreu no final de julho, antecipando-se ao prazo final estabelecido para agosto. O montante distribuído foi significativo, totalizando R$ 12,7 bilhões destinados a uma vasta base de 132 milhões de trabalhadores. Contudo, a distribuição dos lucros não é integral, obedecendo a uma legislação que restringe o repasse a uma porcentagem determinada. No último ano, essa parcela atingiu 99% do total.
A definição da porcentagem a ser distribuída em 2024 ficará a cargo da reunião do Conselho Curador do FGTS, que ocorrerá nos próximos meses. É um momento de interesse não só para os trabalhadores, mas também para analistas econômicos e autoridades, pois reflete não apenas a saúde financeira do fundo, mas também questões políticas e sociais relacionadas ao mercado de trabalho e à economia do país.
A natureza específica do FGTS implica que os valores distribuídos sejam depositados diretamente nas contas dos trabalhadores. Isso significa que os beneficiários devem estar cientes das restrições quanto ao saque do montante. A legislação estabelece uma série de condições para a retirada dos recursos, que incluem situações como a aquisição de imóveis, casos de desastres naturais, doenças graves, aposentadoria e aniversário de 70 anos.
Para os trabalhadores acompanharem de perto o saldo do FGTS e estarem preparados para o recebimento dos lucros, a Caixa Econômica Federal disponibiliza o aplicativo FGTS, que permite a consulta do extrato do fundo.
Anteriormente, essa função também estava disponível no site da instituição, mas, desde 2022, todo o atendimento eletrônico relacionado ao FGTS foi centralizado no aplicativo. Aqueles que não têm acesso à internet ou preferem uma abordagem presencial podem dirigir-se a uma agência da Caixa para solicitar o extrato no balcão de atendimento.