A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

Dia dos pais: economista oferece três dicas para reduzir custos diante da alta inflação no Brasil

Os brasileiros se preparam para celebrar o Dia dos Pais no próximo domingo (11). E de forma ainda mais intensa nesse ano, eles sentem no bolso os efeitos da alta inflação que tem impactado diversos setores da economia. Com o custo de vida aumentando, muitos estão repensando suas escolhas de presentes para a data especial. O economista e professor dos cursos de Gestão do Centro Universitário UniBH, Fernando Sette Junior, comenta sobre o atual cenário econômico e oferece orientações de como celebrar sem comprometer o orçamento.

“Observamos uma trajetória ascendente da inflação nos últimos meses, influenciada por fatores como o aumento da cotação do dólar e as incertezas internacionais, principalmente com o Estados Unidos em período eleitoral”, explica Sette Junior. “Isso tem refletido diretamente na precificação do produto final que chega ao consumidor, tornando itens tradicionais de presente, como eletrônicos e vestuário, ainda mais caros que no ano anterior”, conta.

O professor destaca que o impacto não se limita apenas ao varejo, observando alta em outros bens de consumo, como alimentação, por exemplo. “Até mesmo itens básicos e serviços cotidianos sofreram reajustes significativos, como alimentos no supermercado e experiências gastronômicas. O custo de um jantar, por exemplo, subiu cerca de 10% em comparação ao mesmo período do ano passado, trazendo um desafio a mais para os planos de celebrações familiares”, destaca.

Diante desse cenário, o economista sugere que os consumidores adotem estratégias mais inteligentes de compra. “É crucial ser mais criterioso nas aquisições durante períodos de alta inflação. Isso não significa que não se possa celebrar o Dia dos Pais de forma significativa; apenas requer um pouco mais de planejamento e criatividade”, afirma.

Para auxiliar os consumidores nessa tarefa, Sette Junior oferece três dicas práticas:

Defina um orçamento: “Estabeleça previamente quanto você está disposto a gastar. Isso ajuda a evitar compras por impulso e garante que você não extrapole suas finanças”;

Busque promoções e descontos: “Muitos varejistas oferecem ofertas especiais próximas ao Dia dos Pais. Fique atento às promoções e não hesite em comparar preços em diferentes lojas e plataformas online”;

Opte por presentes personalizados: “Muitas vezes, os presentes mais memoráveis não são os mais caros. Considere itens feitos à mão ou personalizados que carreguem um valor sentimental ou uma história de família”, recomenda o economista.

Embora a alta da inflação demande um planejamento mais cuidadoso aos consumidores, com tempo e criatividade é possível homenagear os pais sem comprometer o orçamento. “No final das contas, o Dia dos Pais é sobre demonstrar apreço. Um gesto sincero muitas vezes tem mais valor do que qualquer presente caro, além de reforçar o real sentido da data”, conclui.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.