Dinheiro físico ficou no passado? PIX já o método de pagamento mais usado que ele
O PIX superou o dinheiro físico como o meio de pagamento mais utilizado no Brasil. De acordo com pesquisa recente do Banco Central, o PIX é a forma de pagamento mais frequente para 46% da população, enquanto o dinheiro em espécie (cédulas e moedas) ocupa essa posição para apenas 22% dos brasileiros. No total, 76,4% da população usa o PIX, enquanto 68,9% ainda recorrem ao dinheiro.
A pesquisa, realizada entre maio e julho de 2024, ouviu 2.000 pessoas, com uma margem de erro de 3,1%. De acordo com o estudo, o uso de dinheiro diminui conforme a renda aumenta: 75% dos que ganham até dois salários mínimos ainda preferem o dinheiro, enquanto apenas 58,3% dos que recebem mais de dez salários mínimos fazem o mesmo.
O levantamento também revelou diferenças etárias no uso de pagamento. Entre os mais velhos, 72,7% das pessoas com 60 anos ou mais ainda preferem o dinheiro, enquanto entre os jovens de 16 a 24 anos, esse número cai para 68,6%.
Os cartões de débito e crédito ainda são populares, com o cartão de crédito sendo o mais utilizado em estabelecimentos comerciais, segundo os caixas entrevistados (42%).
Desde o seu lançamento em 2021, o PIX ganhou enorme adesão, substituindo gradualmente tanto o uso de cédulas quanto os cartões. Na pesquisa anterior, o dinheiro era utilizado por 83,6% da população, e o PIX por apenas 46%.
O estudo confirma a crescente preferência pelo método de pagamento digital, que se firmou como líder no Brasil.