Dois aeroportos brasileiros foram classificados entre os melhores do mundo
O Brasil tem uma conquista figurando com dois aeroportos em um ranking de 10 melhores do mundo em 2024. Conforme o ranking internacional AirHelp Score, o Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek, no Distrito Federal, alcançou a quinta posição, enquanto o Aeroporto Internacional de Belém Vans-de-Cans, no Pará, garantiu o nono lugar.
A liderança do ranking ficou com o Aeroporto Internacional de Hamad, no Qatar, seguido pelo Aeroporto Internacional da Cidade do Cabo, na África do Sul, em segundo lugar, e pelo Aeroporto Internacional Chubu Centrair, no Japão, em terceiro.
Como foi feito o ranking?
O levantamento do AirHelp Score avaliou 239 aeroportos, baseando-se na opinião de 17,5 mil usuários de 64 países. Os dados consideram 1º de maio de 2023 a 30 de abril de 2024, com três categorias principais: pontualidade dos voos, qualidade dos serviços e qualidade de lojas e restaurantes.
Dessa forma, o Aeroporto Internacional de Brasília destacou-se com uma nota final de 8,32 no total. Com 8,6 em pontualidade dos voos, 8,0 na qualidade do serviço e 7,9 na qualidade de lojas e restaurantes.
Já o Aeroporto Internacional de Belém recebeu uma nota final de 8,26, com 8,3 em pontualidade, 8,1 na qualidade do serviço e 8,3 na qualidade de lojas e restaurantes.
Melhores Aeroportos no Brasil
Além dos aeroportos de Brasília e Belém, outros aeroportos brasileiros também se destacaram no ranking dos 20 melhores. O Aeroporto Internacional de Recife/Guararapes ficou em 14º lugar, e o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte/Tancredo Neves, na 19ª posição.
Outros aeroportos brasileiros mencionados incluem o Salgado Filho/Porto Alegre (26º), Santos Dumont/Rio de Janeiro (40º), Afonso Pena/Curitiba (46º), Congonhas/São Paulo (57º), Guarulhos/São Paulo (59º), Viracopos/Campinas (62º), Hercílio Luz/Florianópolis (65º) e Galeão/Rio de Janeiro (67º).