Dono de 70 bilhões de dólares fez fortuna com IA após começar lavando pratos
Com uma fortuna estimada em US$ 70 bilhões, Jensen Huang está entre os empresários mais ricos e influentes da atualidade. Fundador e CEO da Nvidia, Huang construiu um império de inteligência artificial e microchips, avaliado em US$ 2m25 trilhões. Porém, nem sempre foi assim, sua trajetória começou bem distante do luxo.
Nascido em 1963 em Tiwan, Huang mudou-se para a Tailândia ainda criança. Posteriormente, por decisão de seus pais, Huang e seu irmão foram morar nos Estados Unidos com os tios. A adaptação não foi simples, pois não falava inglês. O empresário foi enviado para o Instituto Oneida Baptist, mais parecido com um reformatório do que escola comum.
Do simples ao luxo
Durante a estadia de Huang na escola, o atual empresário foi responsável por lavar banheiros de dormitórios, e lembra-se com carinho dessa fase, que considera formativa. Aos 15 anos conseguiu seu primeiro emprego em uma lanchonete onde lavava pratos e limpava mesas, ainda atuava como garçom.
Huang destaca que seu começo o ajudou a ter humildade e também ensinou a importância do trabalho duro, além de ajudar a vencer sua timidez.
Formação e ideia revolucionária
Formado em engenharia elétrica em 1984 pela Universidade do Estado do Oregon, Huang descobriu sua paixão pela tecnologia.
Após a graduação, Huang ingressou no mestrado em engenharia elétrica na Universidade de Stanford e iniciou sua carreira no mercado de tecnologia, com passagens pela Advanced Micro Devices (AMD) e LSI Logic.
Em 1993, enquanto trabalhava na mesma rede de restaurantes onde havia sido garçom, Huang teve a ideia de fundar a Nvidia com os amigos Chris Malachowsky e Curtis Priem.
Inicialmente focada na produção de chips para videogames, a empresa rapidamente se destacou no mercado.
A unidade de processamento gráfico (GPU) desenvolvida pela Nvidia revolucionou a computação da época e continua sendo crucial, especialmente em aplicações de inteligência artificial.
Empresa Nvidia
Hoje, a Nvidia controla cerca de 80% do mercado de chips de inteligência artificial, com clientes de peso como Microsoft, Alphabet, Meta e OpenAI.
Este domínio reflete o acerto da visão de Huang sobre o potencial dos computadores pessoais e dos jogos eletrônicos, comprovando seu papel como um dos grandes visionários da tecnologia moderna.