É para pular de alegria: CadÚnico traz de volta importante benefício
Em fevereiro, uma boa notícia anima os inscritos no CadÚnico (Cadastro Único) de todo o Brasil. O tão aguardado retorno do Vale-Gás está confirmado, gerando euforia entre os beneficiários. Este programa social, que visa auxiliar na compra de gás de cozinha, liberará uma nova parcela de, no mínimo, R$ 102.
O acesso ao benefício é facilitado pelo aplicativo Caixa Tem, onde milhões de brasileiros já estão cadastrados. O valor do Vale-Gás é calculado com base na média de preço do botijão de 13kg, conforme estabelecido pela ANP (Agência Nacional do Petróleo).
Para receber o benefício, é necessário estar inscrito no CadÚnico, com cadastro ativo e renda familiar per capita de até meio salário mínimo, ou renda familiar total igual ou inferior a três salários mínimos. O programa, entretanto, possui limitações e regras de prioridade, priorizando inscritos com dados atualizados nos últimos dois anos, menor renda, maior número de integrantes e que estejam contemplados pelo Auxílio Brasil.
A liberação do Vale-Gás em fevereiro de 2024 seguirá a ordem do NIS (Número de Identificação Social) final. Confira o calendário completo:
- NIS final 1: 16 de fevereiro;
- NIS final 2: 19 de fevereiro;
- NIS final 3: 20 de fevereiro;
- NIS final 4: 21 de fevereiro;
- NIS final 5: 22 de fevereiro;
- NIS final 6: 23 de fevereiro;
- NIS final 7: 26 de fevereiro;
- NIS final 8: 27 de fevereiro;
- NIS final 9: 28 de fevereiro;
- NIS final 0: 29 de fevereiro.
Os beneficiários podem receber, no mínimo, R$ 102, montante depositado diretamente no aplicativo Caixa Tem. As regras de elegibilidade detalhadas incluem ter inscrição ativa no CadÚnico, renda familiar per capita de até meio salário mínimo, ou renda familiar total igual ou inferior a três salários mínimos, entre outros critérios.