Elon Musk está fornecendo internet para o Governo de Santa Catarina
O Governo de Santa Catarina (SC) inaugurou, na noite de sexta-feira, um novo serviço de internet via satélite fornecido pela empresa Starlink, do bilionário Elon Musk. A tecnologia foi implementada para equipar viaturas e aeronaves da Polícia Civil, com o objetivo de melhorar a comunicação em áreas remotas ou de difícil acesso. Este é o segundo projeto experimental de uso da tecnologia Starlink no Estado.
A inauguração ocorreu no município de Morro da Fumaça, com a presença do governador Jorginho Mello e outras autoridades estaduais, como o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), Marcelo Fett, e o delegado-geral da Polícia Civil de SC, Ulisses Gabriel. Além do lançamento do serviço de internet via satélite, foi inaugurada uma nova sede da Polícia Civil na região.
O primeiro projeto experimental com a tecnologia da Starlink foi o “Ambulância Conectada”, iniciado em fevereiro no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Desde então, a internet via satélite mostrou seu valor ao facilitar a comunicação entre as ambulâncias e a Central de Regulação de Urgências do Samu. Um exemplo do sucesso do projeto foi o resgate rápido de vítimas de um grave acidente na BR-282, em Rancho Queimado, em 12 de abril.
Para o governador Jorginho Mello, a adoção de tecnologias inovadoras como a da Starlink demonstra o compromisso do governo com a modernização dos serviços públicos. “A tecnologia está aí para facilitar a vida do cidadão, melhorar o atendimento que o Estado oferece para a população”, afirmou Mello.
Na próxima etapa do projeto, as antenas para conectividade serão instaladas na base do Serviço Aeropolicial (Saer) de Criciúma. O objetivo é garantir comunicação de qualidade entre as viaturas e a corporação, mesmo em regiões de sombra. O estudo de viabilidade financeira para investimentos futuros também está em andamento.
A tecnologia Starlink também será implantada no helicóptero de Chapecó, com a expectativa de aumentar a eficiência das operações aéreas da Polícia Civil. Além disso, a conexão dos policiais civis via rádio será testada para melhorar a comunicação em áreas de mata fechada, oferecendo mais segurança para quem trabalha nessas situações.