Elon Musk mandou construir prédio com 1000 metros de altura em SC? Revelado
Um vídeo criado por Inteligência Artificial viralizou no último fim de semana, anunciando a informação falsa da construção de um arranha-céu de 1,2 mil metros de altura em Balneário Camboriú, Santa Catarina. A suposta obra teria como investidor ninguém menos que o bilionário Elon Musk.
Segundo o vídeo, o edifício abrigaria um complexo residencial, um hotel sete estrelas e uma área de lazer pública com restaurante e mirante, tornando-se o maior prédio do mundo. Entretanto, a prefeitura de Balneário Camboriú desmentiu a informação, confirmando que não há nenhum projeto com tais proporções em fase de aprovação, e que Elon Musk não está envolvido em nenhum empreendimento na cidade.
Apesar do caráter fictício do vídeo, a ideia de um prédio dessa altura não é completamente absurda para Balneário Camboriú. A cidade, conhecida por sua verticalização, não possui limites de altura para edifícios em seu Plano Diretor. Em teoria, um arranha-céu de 1,2 mil metros seria possível.
No entanto, a realidade apresenta desafios significativos. Para ganhar mais andares, os prédios precisam de um terreno grande, algo raro e caro na cidade, que possui o metro quadrado mais caro do Brasil, segundo o índice FipeZap+. Além disso, questões estruturais, como a necessidade de rigidez para resistir à ação do vento, demandariam um terreno robusto.
Rubens Spernau, secretário de Planejamento de Balneário Camboriú, afirma que, embora não seja impossível, é improvável encontrar um terreno adequado para tal empreendimento na região mais desejada da cidade.
Mesmo sem Elon Musk, Balneário Camboriú já está na lista dos maiores edifícios residenciais do mundo com o projeto do Triumph Tower, da construtora FG. Com mais de 500 metros de altura, o prédio está em fase final de aprovação e terá a parceria da Havan, de Luciano Hang, com lançamento previsto para o segundo semestre.