Empresa que faz casas em 45 dias vai erguer moradias no Rio Grande do Sul
O Grupo Lar, empresa inovadora no setor de construção sustentável, anunciou que vai erguer moradias modulares em 45 dias para ajudar na reconstrução das cidades afetadas no Rio Grande do Sul. A empresa é conhecida pelo uso de técnicas rápidas e ambientalmente responsáveis.
O Grupo Lar é uma empresa que fatura R$158 milhões ao ano e é pioneira em soluções sustentáveis. Fundada em 2021 pelo empresário Henrique Cesar, a companhia paranaense investe na construção de casas modulares, um método que promete transformar o mercado.
Com o uso de perfis metálicos para drywall e estruturas de aço galvanizado (light steel frame), o Grupo Lar oferece uma alternativa rápida e eficiente à alvenaria tradicional. As casas são montadas em fábrica, incluindo todas as instalações elétricas e hidráulicas, pintura e acabamentos, e levadas prontas para o local de construção. Este processo reduz o tempo de construção para apenas 45 dias.
A sustentabilidade é um dos pilares da empresa. As casas modulares consomem 100 vezes menos água, geram 50 vezes menos resíduos e emitem sete vezes menos CO2 em comparação com a construção convencional. Henrique Cesar destaca que 80% da obra é realizada dentro da fábrica, o que resulta em construções cinco vezes mais rápidas e com maior conforto térmico e acústico.
Recentemente, o Grupo Lar desenvolveu uma linha exclusiva de casas para ajudar na reconstrução das cidades afetadas no Rio Grande do Sul. A empresa está em tratativas com prefeituras e indústrias locais para iniciar a entrega das moradias nos próximos 20 dias, com capacidade de entregar até dez unidades por dia.
Além das casas modulares, o Grupo Lar se diversificou produzindo estruturas metálicas para painéis solares e telhas metálicas, aumentando sua atuação no setor de energia. Integrada à rede de lojas Líder, especializada em materiais de construção sustentável, a empresa ampliou sua capacidade de distribuição e planeja expandir sua presença em todo o Brasil até 2026.