Empréstimo do Auxílio Brasil: Para quem fez, as cobranças começam nesse mês
Nos últimos anos, milhares de beneficiários do Auxílio Brasil contrataram o empréstimo consignado sem se atentar ao fim dos pagamentos do benefício. O programa, que visava apoiar famílias em vulnerabilidade, incluiu essa modalidade de crédito para que os beneficiários pudessem usar parte do benefício mensal para quitar um empréstimo junto a instituições financeiras.
Até fevereiro de 2023, as regras permitiam que até 40% do valor do benefício fosse destinado ao pagamento de parcelas, com juros de até 3,5% ao mês e quitação em até 24 meses.
No entanto, com o risco de endividamento excessivo, as regras foram alteradas: o limite de desconto foi reduzido para 5%, os juros caíram para 2,5% ao mês, e o prazo máximo de pagamento foi encurtado para seis meses.
Como saber que o valor foi quitado?
Muitos beneficiários, que contrataram o empréstimo antes das mudanças, ainda estão em processo de quitação. Dependendo das condições de contrato, os pagamentos podem se estender até 2024.
Para verificar a data exata de término das parcelas, os usuários devem acessar o aplicativo Cadastro Único, onde é possível consultar o extrato do empréstimo consignado.
Com o fim das parcelas, o valor do benefício voltará ao montante original, sem descontos. Por exemplo, quem recebia R$ 440 por causa do desconto de um empréstimo verá o valor restaurado para R$ 600 após a quitação.
Ficar atento ao calendário de pagamentos e garantir que todas as parcelas foram devidamente pagas é essencial para evitar problemas futuros.