A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

Entre os países da América Latina, o Brasil é o quarto com trabalhadores mais tristes e raivosos

Uma pesquisa da consultoria Gallup revelou que o Brasil ocupa a quarta posição na América Latina em relação a trabalhadores que se sentem tristes ou raivosos. De acordo com o estudo, 25% dos brasileiros relatam tristeza diária, ficando atrás apenas da Bolívia (32%), El Salvador (26%) e Jamaica (26%). Além disso, 18% dos profissionais no país experimentam raiva diariamente.

O levantamento, que entrevistou 128 mil pessoas em mais de 160 países, também destaca que o Brasil é o sétimo país mais estressado da região. Aproximadamente 46% dos trabalhadores brasileiros lidam com estresse no cotidiano, com a Bolívia liderando esse aspecto com 55%. Em contraste, Paraguai (34%) e Jamaica (35%) registram as menores taxas de estresse entre os trabalhadores.

Um dos principais fatores apontados pela pesquisa é a gestão ineficaz, que pode elevar em 60% a probabilidade de profissionais enfrentarem altos níveis de estresse. A qualidade da liderança e o ambiente de trabalho são cruciais para o bem-estar dos colaboradores, refletindo a influência dos gestores em suas vidas profissionais.

Além disso, a solidão no ambiente laboral afeta uma em cada cinco pessoas ao redor do mundo. No Brasil, onde as relações interpessoais são valorizadas, essa questão pode ter um impacto ainda maior no engajamento e na produtividade.

O relatório ainda aponta que problemas de saúde mental geram uma perda global de US$ 8,9 trilhões por ano, representando 9% do PIB mundial. Para mitigar esses desafios, recomenda-se fomentar uma cultura de bem-estar, implementar políticas de trabalho flexíveis e oferecer treinamentos emocionais, essenciais para equilibrar sentimentos e proporcionar um ambiente de trabalho mais saudável.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.