Estas são as 5 melhores cidades para aposentados morarem
A aposentadoria é um dos momentos mais importantes da vida, marcado por mudanças significativas. Além de redefinir o que fazer com o tempo livre, muitos cidadãos enfrentam a questão crucial de onde morar, buscando a melhor qualidade de vida nessa nova fase. Para garantir que essa etapa seja prazerosa, fatores como infraestrutura adequada, serviços de saúde, atividades culturais e segurança são essenciais.
Recentemente, o Instituto de Longevidade Mongeral Aegon revelou as melhores cidades para aposentados viverem no Brasil em 2024. A pesquisa avaliou a preparação dos municípios brasileiros para acolher pessoas com mais de 60 anos, utilizando critérios como economia, saúde e aspectos socioambientais, visando proporcionar descanso, conforto e bem-estar aos aposentados.
Como foi feita a análise?
No critério saúde, foram analisados a quantidade de leitos hospitalares, procedimentos ambulatoriais oferecidos, a quantidade de profissionais de saúde e o número de estabelecimentos do setor. A análise buscou garantir que os aposentados tenham acesso a cuidados médicos de qualidade.
O aspecto socioambiental considerou variáveis como a carga tributária, a mortalidade por causas não naturais e as políticas de engajamento cívico de idosos, fatores que influenciam diretamente na qualidade de vida e na integração social dos aposentados.
Já na questão econômica, foram avaliados a representatividade da população idosa, a estimativa de longevidade, a produção de riqueza municipal, a segurança financeira e a vulnerabilidade social dos idosos.
Quais são as melhores cidades?
Estes critérios ajudam a determinar a viabilidade financeira e a segurança dos aposentados nas cidades analisadas.
Com base nesses critérios, o Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL), referente aos dados de 2023, destacou as cinco melhores cidades para aposentados morarem no Brasil: São Caetano do Sul (SP), Vitória (ES), Santos (SP), Florianópolis (SC) e Curitiba (PR).