Existe valor mínimo a ser protestado?
A organização financeira tem se tornado crucial para aqueles que desejam te rum bom relacionamento com os bancos. Contudo, com a inadimplência das pessoas, um assunto que tem se tornado recorrente é: existe valor mínimo a ser protestado? Com esse assunto em destaque, a resposta é um tanto complexa.
Contudo, contrariando a expectativa de muitos, não há um limite estipulado para o valor que pode ser objeto de protesto.
A ausência de um valor mínimo para protestos coloca em foco a responsabilidade do consumidor em acompanhar seus compromissos financeiros, o que se torna um verdadeiro desafio para algumas pessoas. A organização financeira se torna um grande problema, já que em alguns casos a necessidade de gastar entra em conflito com a questão da sobrevivência.
No entanto, independentemente da motivação para o consumo exacerbado, essa medida, ou a falta dela, pode determinar a ocorrência de inadimplências e, consequentemente, impactar negativamente a parte financeira da vida da pessoa.
Vantagens de ter uma vida financeira saudável
Sabemos que a inadimplência nem sempre é uma questão de escolha, mas sim de necessidade. Boa parte dos brasileiros vive com uma renda mínima e precisa recorrer aos serviços financeiros para conseguir consumir o básico. No entanto, se há algo que pode ajudar, certamente é o planejamento financeiro.
Além de conseguir manter a saúde financeira em dia, os benefícios vão muito além. Inclusive, uma vida financeira saudável possibilita a realização de sonhos e a mudança de vida da pessoa e da família.
Estudos apontam que a desorganização financeira e a falta de saúde financeira em geral provocam diversos problemas de saúde, como ansiedade, angústia e depressão. Por isso, não há nada mais assustador do que o endividamento, algo que tira o sono de qualquer pessoa.
Assim, uma vida financeira organizada aumenta a segurança em relação ao futuro. Quando não se tem uma vida financeira saudável, organizada e planejada, não se consegue desfrutar o presente. Nesse sentido, o ideal é organizar as finanças para poder aproveitar mais.