Explicado como desbloquear cartão do Bolsa Família: Não fique sem receber o benefício
Famílias que dependem do Bolsa Família podem enfrentar o bloqueio do cartão devido à falta de atualização do CadÚnico ou pelo descumprimento das regras do programa. O cancelamento faz parte de um processo de reconstrução do CadÚnico, que visa corrigir distorções apontadas pela Controladoria-Geral da União e pelo Tribunal de Contas da União, além de investigações judiciais.
O Governo Federal utiliza o CadÚnico para cruzar informações com dados de outros órgãos federais, incluindo a Receita Federal, responsável por fiscalizar as movimentações financeiras dos brasileiros. Caso seja identificada alguma irregularidade, como ganho superior ao teto do programa, os beneficiários são notificados, e em alguns casos, o Bolsa Família pode ser cortado.
A chave para evitar essa situação é manter os dados sempre atualizados no CadÚnico. A plataforma é essencial para identificar e selecionar os benefícios aos quais as famílias têm direito. A atualização deve ser realizada periodicamente, e famílias que não a realizam há muito tempo correm o risco de ter o benefício cortado.
Para desbloquear o cartão do Bolsa Família, é necessário comparecer a uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próxima. No local, é preciso apresentar o documento de identificação com foto do responsável familiar e o CPF dos demais membros da família. Caso haja atualização de informações, como endereço, será necessário um documento que comprove a mudança.
Não deixe de informar o setor responsável pelo cadastramento no município em situações como troca de endereço, mudança de telefone de contato ou alterações na composição da família (nascimento de uma criança, falecimento de integrante da família, casamento e adoção). Manter os dados em dia é a garantia de continuar recebendo o benefício do Bolsa Família e garantir o apoio financeiro essencial para muitas famílias brasileiras.