Faça isso para evitar juros no rotativo do cartão de crédito
Na Bahia, o cartão de crédito é apontado como o principal fator para a inadimplência entre os consumidores endividados. Segundo dados divulgados pela Serasa em março deste ano, 33% dos 4.570.611 baianos endividados têm dívidas relacionadas a bancos e cartões de crédito. Porém, o verdadeiro problema não é o cartão em si, mas os juros rotativos aplicados quando o pagamento total da fatura não é realizado até a data de vencimento.
Segundo Edval Landulfo, economista e vice-presidente do Conselho Regional de Economia da Bahia (Corecon-BA), o rotativo do cartão de crédito é uma das piores dívidas que pode existir, juntamente com o cheque especial. Isso porque, são os maiores juros aplicados do mercado.
Como evitar os juros rotativos?
Para evitar esse tipo de juros, Landulfo recomenda que os consumidores busquem outras alternativas antes do uso do cartão de crédito. Algumas delas são renda extra, e a utilização do cartão apenas em casos essenciais e emergenciais. Ainda, o economista alerta para o impacto da compra no orçamento.
É essencial ter um planejamento financeiro adequado a fim de evitar o endividamento. Conforme Landulfo, ao planejar as compras e gastos, os consumidores podem evitar ou obter descontos nos juros.
Mais dicas para evitar os juros do cartão
Iratan Vilas Bolas, diretor da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado da Bahia (Procon-BA), também oferece algumas dicas para evitar os juros rotativos do cartão de crédito:
- Pesquisar os preços dos produtos;
- Evitar compras por compulsão;
- Pagar preferencialmente à vista;
- Negociar valores e descontos nas compras;
- Controlar o orçamento financeiro doméstico.