Faça isso quando for investir ou corra o risco de levar golpes
Uma expansão recente do mercado de investimento no Brasil traz à tona uma nova preocupação: o aumento de golpes financeiros que visam os investidores iniciantes. Recentemente, houve um crescimento de 15% no número de brasileiros investido em renda fixa e variável em 2023, totalizando 17,1 milhões de pessoas. Desse modo a atenção para potenciais fraudes financeiras também aumenta.
Embora seja promissor, o mundo dos investimentos é repleto de armadilhas. Um dos principais riscos são as promessas de retorno rápido e significativo, que geralmente indicam esquemas fraudulentos.
Desse modo, seguir conselhos assertivos e verificar a veracidade das informações são etapas fundamentais para garantir uma trajetória segura em seus investimentos.
Como identificar possíveis fraudes?
Para se proteger de forma eficaz, é preciso desconfiar de promessas exorbitantes. Esquemas de pirâmide, por exemplo, são ilícitos e insustentáveis, e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) adverte que muitas vezes aqueles que já foram vítimas, podem cair novamente em fraudes semelhantes.
Aqui estão algumas dicas que você tomar para se proteger:
- Compare as supostas taxas de retorno com a média do mercado;
- Verifique as credenciais e o histórico dos conselheiros financeiros;
- Mantenha toda a documentação relativa a transações e comunicações;
- Sempre questione a validade das informações e promessas recebidas;
- Foque em investimentos a longo prazo que demonstram consistência;
- Evite ceder à pressão para fazer escolhas rápidas.
Por fim, faça perguntas que te ajudem a investigar se aquele investimento é seguro ou não. Pergunte-se pela veracidade do investimento e veja se há reclamações de investidores ou algo do tipo.