A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

Ferrari aposta no mercado dos carros elétricos e vai investir R$ 1,19 bi em fábrica com 42.000m²

A Ferrari está se preparando para um futuro elétrico com um investimento maciço em uma nova fábrica de € 200 milhões, aproximadamente R$1,19 bilhão, localizada em Maranello, no norte da Itália. De acordo com informações recentes, a montadora de luxo italiana está avançando com confiança na eletrificação, apesar dos desafios globais no mercado de veículos elétricos.

O novo “e-building” da Ferrari, como é denominada a nova instalação, cobrirá 42.000 metros quadrados e será um marco significativo no complexo de Maranello. A fábrica não apenas abrigará a produção do primeiro carro elétrico da Ferrari, previsto para o segundo semestre de 2025, mas também será responsável pela fabricação de híbridos e modelos a combustão, incluindo o SF90 Stradale e o SUV Purosangue.

Segundo a equipe da Ferrari, “A fábrica é classificada como 4.0, ou seja, praticamente todos os seus processos são automatizados”. A expectativa é que a produção tenha início até o fim de 2024, com a promessa de que o carro elétrico da Ferrari não perderá a identidade sonora característica da marca.

“O motor elétrico não será silencioso”, afirmou Benedetto Vigna, CEO da Ferrari. “Existem maneiras de garantir que a emoção transmitida ao dirigir uma Ferrari elétrica seja a mesma de quando você dirige um híbrido ou uma Ferrari a combustão.”

Apesar das incertezas e da queda na demanda global por veículos elétricos, a Ferrari planeja eletrificar 80% de sua produção até 2030. O investimento na nova fábrica é visto como um passo crucial para atender às rigorosas normas de emissões da União Europeia e para atrair um novo público, incluindo ambientalistas ricos.

A especulação sobre o preço do primeiro carro elétrico da Ferrari sugere que poderá alcançar € 540 mil, aproximadamente R$2,97 milhões, superando o valor do Porsche Taycan Turbo GT. Apesar do alto custo, a empresa está confiante de que o valor investido se refletirá no prestígio e na exclusividade de seus veículos, mantendo a tradição de baixa produção iniciada por seu fundador, Enzo Ferrari.

Com uma avaliação de mercado de US$75 bilhões, a Ferrari continua a ser uma das marcas de automóveis mais valorizadas do mundo, destacando-se não apenas pela performance nas pistas de Fórmula 1, mas também pelo apelo de luxo e esportividade de seus carros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.