Ferrovia bilionária da Indonésia terá trem andando a 350 km/h
A ferrovia da Indonésia é a primeira linha de trem de alta velocidade do país, e conecta Jacarta a Bandung. Esse projeto ambicioso, custou US$ 6 bilhões para se tornar realidade e parte da iniciativa chinesa “Cinturão e Estrada”, um marco na infraestrutura da Indonésia. Com uma tecnologia de ponta e velocidade de até 350km/h, o trem bala consegue encurtar o tempo de viagem entre as cidades de três horas para 40 minutos.
O projeto tem um impacto significativo no turismo e na economia da região. Com a nova linha de trem, o país espera atrair mais turistas e investimentos, além de cirar oportunidades de negócios.
Desafio de engenharia
A construção da Ferrovia foi um grande desafio para os engenheiros. Com 142,3 km de extensão, incluindo 15 km de túneis e 53,5 km de vias elevadas, a obra enfrentou terrenos instáveis e áreas montanhosas.
Foram utilizadas máquinas de perfuração gigantes e técnicas de ponta da engenharia civil para garantir a segurança e eficiência do projeto.
Benefício para os cidadãos
Ainda, a curto prazo, o país busca beneficiar diretamente os moradores da Indonésia, oferecendo uma alternativa rápida e eficiente ao transporte rodoviário. A longo prazo, espera-se um grande impulso na economia regional, com criação de empregos e novas oportunidades de investimento.
Ainda, o sucesso da nova ferrovia, inspira o governo indonésio a estender a linha para outras cidades importantes como Surabaya e Semerang, criando um sistema integrado de transporte rápido que pode fortalecer as conexões comerciais e culturais do país com seus vizinhos.