FGTS Digital estará disponível a partir de Março: Funcionamento será liberado a partir de dia 01
No dia 1º de março, entrará oficialmente em funcionamento a tão aguardada plataforma do FGTS Digital, criada pelo Governo Federal com o intuito de simplificar a forma de recolhimento e consulta do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Após uma fase de testes que teve início no ano passado, a plataforma está pronta para ser utilizada por empregadores de todo o país.
Os testes foram conduzidos em diversas etapas, visando garantir que todos os empregadores tivessem a oportunidade de experimentar a plataforma antes de sua obrigatoriedade. O FGTS Digital está disponível desde o ano passado, permitindo uma transição suave para os usuários.
Principais mudanças do FGTS Digital
Entre as principais mudanças trazidas pelo FGTS Digital, destaca-se a integração do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço com outras plataformas, possibilitando uma gestão mais eficiente.
Além disso, o cálculo do FGTS do trabalhador será baseado nas informações disponibilizadas através do eSocial.
Uma inovação importante é a opção de recolhimento da contribuição por meio do Pix, proporcionando maior agilidade e modernização nos processos.
A data de vencimento do pagamento do fundo também será alterada, passando a ocorrer no vigésimo dia do mês seguinte ao da competência.
Os atrasos no pagamento serão computados de forma mais ágil, e o Governo Federal alerta que irregularidades poderão impactar diretamente na emissão do Certificado de Regularidade do Fundo de Garantia.
Para os trabalhadores, o acesso às informações sobre o FGTS será simplificado. Data de pagamento e valores depositados mensalmente poderão ser conferidos de maneira fácil e rápida através da plataforma do Fundo de Garantia.
O cidadão pode acessar a plataforma pelo link disponibilizado, sendo necessário fazer o login por meio da conta Gov.BR. Ao entrar na plataforma, terá acesso a todos os detalhes sobre seu Fundo de Garantia de forma online e simplificada.