Fraudes eletrônicas contra bancos: PF realiza operação após Caixa denunciar
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (24) a Operação Vizinho Digital, com o intuito de desmantelar uma rede criminosa especializada em invasões de dispositivos informáticos e fraudes bancárias eletrônicas. A operação foi motivada por uma denúncia da Caixa Econômica Federal, que identificou alterações fraudulentas no cadastro de contas de clientes, visando realizar fraudes financeiras.
As investigações revelaram que os criminosos utilizavam equipamentos de telefonia móvel e linhas telefônicas itinerantes para efetuar as invasões. Os chips eram constantemente trocados e registrados em nome de “laranjas”, pessoas que não tinham conhecimento do uso de seus dados pessoais. Essa estratégia complicava a identificação dos responsáveis pelas fraudes.
Os alvos da operação são investigados por invasão de dispositivo informático consumada e tentativa de furto mediante fraude. A escolha do nome “Vizinho Digital” se deve ao fato de que os criminosos utilizavam a rede de internet wifi de moradores vizinhos para realizar suas atividades ilegais, dificultando a rastreabilidade das ações.
A PF cumpre dois mandados de busca e apreensão na cidade de São Paulo e afirma que as investigações continuarão. O objetivo é identificar outras fraudes que possam ter sido cometidas e entender melhor a motivação dos envolvidos.
Este caso destaca a crescente preocupação com a segurança digital e a importância da colaboração entre instituições financeiras e autoridades para combater fraudes eletrônicas, protegendo os direitos dos consumidores e a integridade do sistema bancário.