Governo não quer nem saber e decide dar CNH de graça para quem tem carteira assinada NESTA SITUAÇÃO
O Governo do Estado do Pará, em parceria com o Departamento de Trânsito do Estado (Detran), lançou uma iniciativa que pode mudar a vida de muitos trabalhadores. O programa CNH Pai D’égua oferece a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de graça para cidadãos de baixa renda, incluindo os que têm carteira assinada. Esta iniciativa é voltada especialmente para os beneficiários do Bolsa Família e outros participantes do Cadastro Único (CadÚnico).
O programa já começou a enviar passaportes de matrícula para os selecionados. A etapa de confirmação ocorre de 13 a 22 de maio. Durante esse período, 20 mil aprovados, distribuídos em mais de 80 municípios, poderão confirmar suas inscrições e dar início ao processo para obter a CNH gratuita. A diretora-geral do Detran, Renata Coelho, destaca a importância de os selecionados acompanharem as comunicações por SMS, ligação ou WhatsApp para não perderem as informações essenciais.
Para se inscrever no programa, os interessados devem ter pelo menos 18 anos, estar domiciliados no Estado do Pará, e não ter histórico de infrações graves ou gravíssimas de trânsito no último ano. Além disso, não devem ter condenações judiciais por condutas no trânsito nos últimos cinco anos.
A documentação necessária para a matrícula inclui identidade, CPF, comprovante de residência atualizado, certificado de escolaridade de nível fundamental e Certidão Negativa de Antecedentes Criminais. Esses documentos são essenciais para garantir a inscrição e o acesso à CNH gratuita.