Grande rede de supermercados fecha 15 lojas e deixa trabalhadores aos prantos
A rede Supernosso em Belo Horizonte, anunciou o fechamento de 15 lojas, elas funcionarão até sexta-feira (8). Anteriormente administradas pelo Carrefour, os imóveis, pertencentes ao Grupo DMA, estavam alugados até agosto, porém a empresa francesa decidiu encerrar antecipadamente os contratos.
A parceria entre a multinacional Carrefour e a rede mineira de supermercados Supernosso começou entre 2019 e 2021, no entanto, no ano passado, o Carrefour rescindiu o contrato com o DMA e devolveu as lojas.
Quais lojas serão afetadas?
As lojas que serão fechadas estão localizadas em pontos estratégicos da cidade:
- Praça Deputado Renato Azeredo, 22, Sion;
- Avenida Amazonas, 5320, Centro;
- Avenida Prudente de Morais, 374, Cidade Jardim;
- Rua Ceará, 1700, Funcionários;
- Rua Dom José Pereira Lara, 33, Coração Eucarístico;
- Avenida do Contorno, 1341, Floresta;
- Rua Antônio de Albuquerque, 1080, Funcionários;
- Rua Guajajaras, 11, Centro;
- Avenida Marquês de Valença, 170, Gutierrez;
- Avenida Barão Homem de Melo, 50, Nova Suíça;
- Alameda das Princesas, 245/301, São Luiz;
- Avenida Dom Pedro II, 2930, Carlos Prates;
- Rua Rio Grande do Sul, 1019, Santo Agostinho;
- Rua São Paulo, 957, Centro;
- Rua Venezuela, 455, Sion.
Quais são os próximos passos?
Até o momento, o Grupo DMA, dono da rede Epa, não divulgou se assumirá todas as lojas devolvidas. Uma unidade no bairro Funcionários já foi convertida em Epa Premium.
Segundo o Supernosso, os clientes não ficarão desamparados, já que o grupo possui 37 unidades, além de 23 lojas do atacarejo Apoio Mineiro na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Para 2024, estão previstas três inaugurações: duas lojas Supernosso nas avenidas Abrahão Caram e João Pinheiro em Belo Horizonte, e uma loja Apoio Mineiro em Caeté. Adicionalmente, quatro lojas estão em processo de readequação e devem ser inauguradas em breve.
Notas oficiais
O Carrefour Brasil emitiu uma nota oficial ainda em outubro de 2023 sobre as lojas de supermercado, dizendo que não operavam mais sobre a sua bandeira, porém reafirmou o compromisso com Minas Gerais, mantendo 18 lojas no estado.
Além disso, o Supernosso informou que, apesar da relação com o Carrefour terminar, o consumidor não ficará carente, pois o Grupo ainda opera com 37 unidades do Supernosso, rede de supermercados premium, e 23 atacarejos com a marca Apoio Mineiro na região metropolitana.
E ainda o Supernosso.com, canal de vendas online do Supernosso e o Apoio Entrega, canal de vendas online do Apoio Mineiro, que possuem os aplicativos Clube Supernosso e Clube Apoio.
Novas Inaugurações
Para este ano, a empresa prevê mais três inaugurações, sendo duas lojas Supernosso em Belo Horizonte, nas avenidas Abrahão Caram e João Pinheiro.
E a terceira, do Apoio Mineiro, na cidade de Caeté. Além disso, mais quatro lojas Supernosso estão sendo readequadas e serão reinauguradas em breve: na rua Paracatu, no Santo Agostinho; na Avenida Afonso Pena, no Bairro Cruzeiro; na Avenida Portugal, na Pampulha; e na rua André Cavalcanti, no Gutierrez.
Por fim, o grupo afirma que se mantém focado na busca por oportunidades de expansão tanto na Região Metropolitana de Belo Horizonte, quanto no estado de Minas Gerais, para as bandeiras Supernosso e Apoio.