A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

Hoje pela primeira vez é feriado nacional, sancionado por lei em dezembro de 2023

Nesta quarta-feira, 20 de novembro, o Brasil celebra pela primeira vez o Dia da Consciência Negra como feriado nacional. A data, que até 2023 era reconhecida como feriado em apenas seis estados, tornou-se oficial em todo o país após a sanção da Lei n° 14.759, em dezembro do ano passado, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O feriado homenageia a memória do Quilombo dos Palmares e de seu líder, Zumbi dos Palmares, morto em 20 de novembro de 1695. Localizado na Serra da Barriga, atual estado de Alagoas, o quilombo foi fundado por volta de 1580 e se tornou o maior refúgio de negros da América Latina, abrigando cerca de 20 mil pessoas, muitas delas escravizados fugidos de engenhos na Bahia e em Pernambuco.

A destruição de Palmares, em 1694, e a morte de Zumbi no ano seguinte conferiram à data um simbolismo de luta e resistência para a população negra. Além de relembrar o passado, o Dia da Consciência Negra busca promover reflexões sobre o racismo e as desigualdades enfrentadas pelos afrodescendentes no Brasil.

O feriado é o penúltimo do ano. A próxima folga nacional será no Natal, em 25 de dezembro. Além disso, as vésperas de Natal e Ano Novo, dias 24 e 31 de dezembro, serão pontos facultativos.

A oficialização da data como feriado nacional reforça a importância da história e da cultura negra no Brasil, destacando as contribuições e os desafios ainda existentes na luta por igualdade e reconhecimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.