Imposto de Renda 2024: Amanhã é o último dia para envio de documento usado na declaração
Com a proximidade do início do período de entrega da declaração do Imposto de Renda 2024, os contribuintes brasileiros devem se preparar para reunir os documentos obrigatórios que comprovam as informações declaradas. O prazo para entrega terá início em 15 de março e se estenderá até 31 de maio, com diferentes canais disponíveis para submissão, incluindo o App Meu Imposto de Renda, o site da Receita Federal e o programa para PC.
Uma das etapas fundamentais para o preenchimento da declaração é a obtenção do Informe de Rendimentos, documento que detalha os valores recebidos ao longo do ano.
Aposentados e pensionistas já podem acessar esse documento nos canais do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) desde a semana passada, enquanto os demais contribuintes terão até 29 de fevereiro para obtê-lo.
Informe de Rendimentos
Os informes de rendimentos funcionam como extratos bancários, abrangendo valores pagos mensalmente, lucros, horas extras e descontos por empréstimos, faltas, entre outros.
Esses documentos devem ser repassados até o final de fevereiro por empresas com carteira assinada, bancos, corretoras, financeiras e empresas de planos de saúde.
A Receita Federal estima que, com as novas regras de correção da tabela em 2024, cerca de 13,7 milhões de contribuintes pessoas físicas ficarão isentos do Imposto de Renda, pois a faixa de isenção aumentou para R$ 2.824.
Como emitir o documento?
Para emissão do Informe de Rendimentos, os contribuintes devem seguir um procedimento simples. Acesse o aplicativo do banco, corretora ou empresa do plano de saúde, faça login, procure por “Extratos”, escolha “Extrato de rendimentos”, filtre pelo ano de 2023 e tenha acesso ao documento para impressão ou compartilhamento em PDF.
Além do Informe de Rendimentos, outros documentos são essenciais para o preenchimento correto da declaração do Imposto de Renda 2024.
Dentre eles estão o documento de identificação RG e CPF, por exemplo. Comprovantes de rendimentos, comprovantes de pagamentos e despesas dedutíveis, comprovantes de aluguel, informações sobre bens e direitos, documentação de atividades rurais, informações sobre dependentes e declarações anteriores.