A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

INSS já está fazendo pagamentos do 14º salário?

Notícias acerca do aguardado pagamento do 14º salário do INSS têm ganhado destaque nas últimas semanas, alimentando expectativas entre os segurados do Instituto. 

O projeto, apresentado em 2020 com o intuito de proporcionar uma renda extra durante a pandemia de Covid-19, teve sua trajetória alterada em 2022, quando o presidente da Câmara, Arthur Lira, retirou-o da casa para análise em uma Comissão Especial.

A medida, que reiniciou o processo de tramitação, implica em novo ciclo de avaliação. Todos os pagamentos efetuados pelo INSS devem estar respaldados por legislação específica, o que pode demandar tempo devido ao reinício do trâmite.

Antes dessa reviravolta, o projeto já se encontrava em fase conclusiva na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, dependendo apenas da aprovação no Senado e da sanção presidencial por parte de Luiz Inácio Lula da Silva.

14º salário do INSS

Conforme o texto original, seriam beneficiados os segurados que recebem até dois salários mínimos. Para aqueles com rendimentos superiores, estava previsto o pagamento de um salário mínimo acrescido de uma parcela adicional proporcional. A proposta visava conceder um abono de até dois salários mínimos.

O ministro da Previdência, Carlos Lupi, ressaltou a dificuldade na execução do 14º salário devido ao impacto que haveria no orçamento. Em resposta, o INSS declarou que, até o momento, “não há previsão para pagamentos extra a segurados no restante deste ano”. Vale destacar que o 13º salário já foi antecipado em suas parcelas, com o último pagamento ocorrendo em junho.

Uma consulta pública realizada pelo Senado Federal e divulgada recentemente revelou que 7.553.237 pessoas manifestaram apoio ao pagamento do 14º salário, enquanto 237 se mostraram contrárias à proposta.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.