Inteligência artificial Grok, de Elon Musk, afirmou que ele espalhou fake news sobre diversos assuntos no X
A inteligência artificial Grok, criada pela iniciativa de Elon Musk, acusou o bilionário de espalhar desinformação sobre vários assuntos, incluindo as eleições dos Estados Unidos, em postagens na plataforma X. A IA, concorrente do ChatGPT, afirmou que as alegações falsas de Musk acumularam bilhões de visualizações, destacando a influência significativa do bilionário nas redes sociais.
Segundo o Grok, um estudo da ONG Centro de Combate ao Ódio Digital (CCDH) revelou que as postagens de Musk sobre temas como imigração e as eleições americanas atingiram mais de 2 bilhões de visualizações. Entre as alegações falsas mencionadas estão a afirmação de que o número de imigrantes irregulares teria triplicado nos estados-chave para a eleição de 2020. Além disso, Musk teria compartilhado vídeos manipulados sobre o processo eleitoral, gerando um impacto real no debate público.
O Grok também apontou que algumas dessas postagens não receberam as “Notas da Comunidade” no X, um recurso criado para contextualizar informações de contas com grande alcance. Como dono da plataforma e o usuário mais seguido, Musk teve seus comentários amplamente disseminados, o que amplificou a propagação de desinformação.
Além disso, Musk tem se envolvido ativamente com a política dos EUA, tendo feito grandes doações à campanha de Donald Trump e sendo anunciado como chefe do Departamento de Eficiência Governamental em um possível futuro governo republicano.
A inteligência artificial concluiu que Musk se tornou um “disseminador significativo de desinformação”, com impactos globais devido à sua influência nas redes sociais.