Jeff Bezos e Bill Gates acabaram de descobrir super mina de cobre, com ajuda de nova tecnologia
A startup americana de mineração financiada por grandes nomes da tecnologia como Bill Gates e Jeff Bezos, a KoBold Metals, anunciou a descoberta de um dos maiores depósitos de cobre do mundo na mina de Mingomba, localizada na Zâmbia. A empresa utilizou inteligência artificial para localizar a reserva, isso representa um grande avanço para a produção de energia verde.
A descoberta resulta de pouco mais de um ano de exploração intensiva. Com o auxílio da IA, o presidente da KoBold Metals, Josh Goldman, comparou o potencial da reserva de Mingomba à mina Kakula, na República Democrática do Congo, que produziu cerca de 400 mil toneladas de cobre em 2023..
“Mingomba é extraordinária, com um potencial enorme, similar ao da mina Kakula. Será uma das grandes minas subterrâneas de mais alto grau”, afirmou Goldman durante uma entrevista na Cidade do Cabo.
Produção e expansão global
Focada nos levantamentos dos recursos e na finalização dos estudos de viabilidade para a construção da nova mina, a KoBold Metals avalia iniciar a produção no início da próxima década, o projeto pode custar até US$ 2 bilhões. Desse modo, com a IA, a empresa analisa dados de perfuração para aprimorar a exploração de cobre e cobalto em Mingomba.
Além disso, vale ressaltar que a KoBold Metals está presente em mais de 60 áreas de exploração, espalhadas pela Austrália, Canadá e Estados Unidos. A empresa tem foco total na sustentabilidade, e pretende minimizar os impactos ambientais de suas operações, utilizando tecnologia de ponta.
Assim, a KoBold Metals pode garantir uma mineração mais eficiente e menos invasiva, revolucionando a forma como as jazidas de cobre são descobertas e exploradas.