A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

LCA e LCI: Como saber se vão render mais que CDB?

Investidores podem se deparar com dúvidas sobre quando as Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e do Agronegócio (LCA) rendem mais que Certificados de Depósito Bancário (CDB). Apesar de muitas vezes apresentarem percentuais do CDI inferiores, LCI e LCA podem ser mais vantajosas, já que são isentas de imposto de renda, ao contrário dos CDBs, que possuem tributação.

Para comparar essas modalidades de investimento, o cálculo é simples. De acordo com o planejador financeiro Carlos Castro, o investidor deve dividir o percentual da LCI ou LCA por 0,85. Por exemplo, uma LCI que rende 85% do CDI equivale a um CDB que paga 100% do CDI. Esse processo é conhecido no mercado como “cálculo por dentro”, pois considera a incidência de impostos.

Outro exemplo: uma LCI com retorno de 90% do CDI equivale a um CDB que rende 105,88% do CDI, demonstrando como as letras de crédito podem superar os CDBs, mesmo com percentuais aparentemente menores.

Nos CDBs, a alíquota do imposto de renda varia conforme o tempo de aplicação. Para garantir a menor tributação, de 15%, é preciso manter o investimento por pelo menos dois anos. Em períodos menores, a alíquota pode chegar a 22,5%, tornando o CDB menos competitivo frente às LCI e LCA.

É importante lembrar que, apesar de rentáveis, LCI e LCA também podem envolver mais risco, dependendo da empresa emissora. O rating da empresa pode ser consultado em relatórios de bancos e corretoras.

Para calcular a rentabilidade de diferentes produtos, os investidores podem usar a calculadora da Inteligência Financeira.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.