Lista atualizada de ar condicionados que gastam menos energia, segundo o Inmetro
Desde que o Brasil enfrentou um dos verões mais quentes, os cidadãos estão considerando trocar seus ventiladores convencionais por ar condicionado. Mas como escolher um produto de boa qualidade? No momento da escolha, é bom optar por um sistema que tenha uma melhor economia de energia. O Inmetro disponibilizou uma lista atualizada, com os melhores e mais eficientes ar-condicionados disponíveis no mercado.
Alguns dos equipamentos que serão citados, podem ser encontrados no Mercado Livre com um bom custo benefício, entre R$ 2.899 e R$ 4.209. Vale lembrar que esses preços serão um investimento para o seu lar.
Critérios do Inmetro
Ao contrário das avaliações anteriores, que se baseavam em testes realizados em condições estáticas, o Índice de Desempenho de Resfriamento Sazonal (IDRS) considera o desempenho do ar-condicionado ao longo de todo o ano, levando em conta diferentes cenários climáticos e níveis de demanda.
Isso proporciona uma visão mais abrangente do comportamento do aparelho em condições reais de operação.
A nova metodologia permite que o consumo de energia seja calculado com base no consumo anual de kWh de cada aparelho.
Com isso, é possível classificar os produtos em uma escala de eficiência, que varia de “A” a “F”. Quanto mais próximo de “A”, mais eficiente é o aparelho, enquanto os mais próximos de “F” são os menos econômicos.
Lista de marcas atualizada
- Daikin RHP09S5VL;
- Fujitsu General AOBG09KMCA;
- Samsung AR09CVFAAWKNAZ;
- Elgin HJFI09C2IA;
- Elgin HJQI09C2IA (quente e frio);
- Gree GWH09AEC-K3DNA1A/I;
- Daikin FTKP09Q5VL;
- Springer Midea 42AGVQC09M5;
- Consul CBK09CBXNA;
- Samsung AR09BSEAAMGNAZ (quente e frio).