Litoral catarinense pode ter 5 pontos de afundamento até 2050: Essas cidades vão sumir?
Um estudo chama a atenção e revelou que o pitoresco litoral de Santa Catarina está enfrentando uma ameaça existencial. De acordo com especialistas em mudanças climáticas, se medidas drásticas não forem tomadas, partes significativas do litoral catarinense podem desaparecer sob as ondas até 2050.
Conforme o estudo, alguns locais mais conhecidos em Santa Catarina podem sofrer consequências e inundações até 2050, caso os problemas da temperatura que afetam o mundo todo, persistam.
Os dados são do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) e avaliam, com base em topografia, áreas mais suscetíveis a inundações e erosões.
Litoral Catarinense
O litoral de Santa Catarina, conhecido por suas praias deslumbrantes e vilarejos pitorescos, é um destino turístico popular, atraindo milhões de visitantes a cada ano. No entanto, a beleza natural da região está sob séria ameaça.
Veja abaixo cinco cidades de Santa Catarina que poderão sofrer com as alterações, caso medidas não forem tomadas nos próximos anos:
- São Francisco do Sul;
- Joinville;
- Tijucas;
- Florianópolis;
- Jaguaruna.
O tempo pode ser um aliado ou um inimigo das praias catarinenses, algo que preocupa também os moradores dessas regiões, que podem ter que se deslocar para outros pontos da ilha.