Locadoras estão fazendo sucesso após aumento no preço dos streamings
Em um mundo dominado pelas plataformas de streaming, um grupo de resistentes videolocadoras de São Paulo persiste, oferecendo uma experiência nostálgica e um acervo singular para cinéfilos de todas as idades. Entre elas, destaca-se a Video Connection, localizada no icônico edifício Copan, no centro da cidade. Fundada há décadas, ela é a mais antiga da capital e uma das quatro últimas remanescentes.
Em um sábado movimentado, a Video Connection dá lugar a um local do início dos anos 2000, cheia de clientes, fascinados pelo ambiente retrô. O proprietário da loja, Paulo Pereira, de 67 anos, comenta que as pessoas não acham os filmes nos streamings e acabam optando pela locadora. As informações são do Metrópoles.
Locadora no século 21?
A loja, ao contrário da suposição de que os frequentadores são apenas mais velhos, atrai muitos jovens, especialmente estudantes universitários em busca de filmes raros.
O acervo da Video Connection é impressionante, com mais de 14 mil DVDs organizados por diretores, oferta irresistível para os apaixonados por cinema. Dessa forma, a loja ainda concorre com outras três sobreviventes na cidade: A Charada Clube na Vila Tolstoi, a Eject Video na Vila Clementino e a Horus Vídeo Locadora na Vila da Saúde.
Juntas, as lojas abrigam milhares de títulos em DVD e VHS, proporcionando uma riqueza de opções que os serviços de streaming não conseguem igualar.
Dificuldade na disponibilidade
Apesar da vasta quantidade de filmes, a frequência de lançamentos em DVD diminuiu, tornando a luta dessas lojas contra a constante atualização dos catálogos digitais ainda mais desafiadora.
No entanto, os preços acessíveis ajudam a atrair clientes: o aluguel de um filme varia de R$8,00 a R$16,00, dependendo da loja e da quantidade de filmes escolhidos.
História das locadoras
A Horus Vídeo Locadora, a mais nova do grupo, fundada em 2008, nasceu do sonho das amigas Rose Carvalho e Val Ramos. Elas enfrentaram a pirataria e dificuldades financeiras, mas nunca pensaram em desistir.
Ricardo Luperi, de 61 anos, dono da Eject Video, é um arquiteto que apostou na locadora em 1991. Ele conta que apenas em 1997 enfrentou dificuldades financeiras devido ao alto custo dos filmes em VHS. Hoje, sua estratégia é única: oferecer curadoria especializada e promover a descoberta de novos interesses cinematográficos entre os clientes.