A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

Luciano Hang comprou prédio da primeira empresa onde trabalhou e mandou reformar

O bilionário Luciano Hang deu início à restauração de dois prédios da antiga Fábrica de Tecidos Carlos Renaux, em Brusque, onde teve seu primeiro emprego aos 17 anos. Orçada em R$ 1 milhão, a obra começou na semana passada e deve durar alguns meses.

A fábrica Renaux, fundada em 1892, é um marco na história do setor têxtil de Santa Catarina e da cidade de Brusque. Durante seu período áureo, chegou a empregar cinco mil funcionários. Hang, inspirado pelo trabalho na Renaux, abriu sua própria loja de tecidos em 1986, que mais tarde se transformou na gigante do varejo Havan.

Em 2017, após a falência da indústria, Hang adquiriu o complexo que inclui os prédios da fábrica e o casarão da família Renaux. A decisão de restaurar esses edifícios tem um profundo valor afetivo para Hang, que afirmou: “A Renaux faz parte da história de Brusque. Foi meu primeiro emprego e também onde meus pais e avós trabalharam como operários. Por isso, tenho grande apreço por esse lugar e busco manter nas características originais para ser uma memória viva dos brusquenses.”

Os edifícios em restauração datam da década de 1940. O prédio maior abrigava o escritório, setor financeiro, comercial e refeitório, enquanto o prédio ao lado era a loja de tecidos. Embora não sejam os mais antigos, são considerados os mais simbólicos.

A equipe que realiza a restauração é a mesma que trabalha nas obras da Havan. O projeto inclui a minuciosa reconstrução do pináculo decorativo do edifício maior.

Após a conclusão da obra, os dois prédios serão alugados. Atualmente, os demais edifícios do complexo já estão ocupados por sete empresas, entre elas, fornecedoras e parceiras da Havan.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.