Lula age às pressas para resolver problema da Petrobrás e cancela folga de domingo
No último domingo (7), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou uma reunião de emergência para falar sobre o futuro da empresa Petrobrás. O encontro contou com a participação dos ministros Fernando Haddad, Rui Cost e Alexandre Silveira. O tema tem sido a presidência da Petrobrás, que está causando especulações e discussões nos bastidores e na mídia.
Segundo informações confidenciais vazadas, Lula estaria cogitando a demissão do atual presidente, Jean Paul Prates. Nos corredores, o nome de Aloizio Mercadante, atual presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), ganha destaque para ser o possível substituto.
Declaração da Petrobrás
A empresa negou as informações através de nota oficial, dizendo não ter nenhuma decisão de substituição de Prates. Porém, fontes oficiais próximas ao presidente confirmam a formalização do convite de Lula para Mercadante. Vale ressaltar que Mercadante e Prates possuem uma relação cordial e o assunto já foi discutido anteriormente.
Reunião da FUP
Ainda, anteriormente no sábado, Lula reuniu sindicalistas e representantes da sociedade civil na Granja do Torto. Membros da Federação Única dos Petroleiros (FUP), estavam presentes na reunião.
Entretanto, segundo os ministros presentes na reunião, o conflito da presidência da Petrobrás não foi diretamente discutido.