Mais de 500 mil pessoas ainda podem sacar o PIS em 2023
Em uma notícia de grande importância para os trabalhadores brasileiros, mais de 500 mil profissionais têm a oportunidade de sacar o PIS ainda neste ano de 2023.
O PIS, abono salarial garantido aos trabalhadores com carteira assinada, representa um benefício essencial, condicionado ao cumprimento de requisitos estabelecidos pelo governo federal.
O valor disponível para saque refere-se ao ano-base de 2021, e a não retirada desses recursos por parte de um elevado contingente de trabalhadores tem gerado apreensão no poder público. A Caixa Econômica Federal informa que a data limite para efetuar o saque é até o dia 28 de dezembro deste ano.
É fundamental que os trabalhadores estejam cientes dos critérios necessários para usufruir desse benefício, uma vez que todos os cidadãos têm o direito garantido à quantia, e a não reivindicação pode resultar em perda desse valor.
O benefício terá reajuste em 2024?
Além disso, há uma previsão de reajuste no valor do PIS a partir de 2024. Considerando que a base para esse pagamento é o salário mínimo vigente no país, a Lei Orçamentária Anual para 2024 estipula um novo piso salarial de R$ 1.421,00, representando um acréscimo de R$ 101,00.
Este reajuste não impactaria apenas o PIS, mas também todos os auxílios pagos pelo Governo Federal que utilizam o salário mínimo como referência.
Dentre eles estão a aposentadoria, seguro-desemprego, auxílio-acidente, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).
Assim, os brasileiros poderão contar não apenas com o PIS, mas também com outros benefícios ajustados conforme o novo salário mínimo a partir do próximo ano.